GRADUAÇÃO DO DEFENJUTSU

                   GRADUAÇÃO DO DEFENJUTSU

O DEFENJUTSU segue um padrão de graduação e cores de faixas como em muitos sistemas e artes marciais no DEFENJUTSU não poderia ser diferente.
A graduação serve para organizar e também incentivar o praticante a buscar cada dia mais o aperfeiçoamento técnico. A faixa é um incentivo para aquele que se dedica, se entrega na arte marcial ou sistema que pratica.
No DEFENJUTSU a faixa representa o nível em que o praticante ( aluno ) se encontra, a graduação também determina a posição do tempo de treino que cada praticante esta treinando ou seja o tempo que este se dedicou a prender o DEFENJUTSU e suas técnicas.
A graduação nada mais é do que um meio de representar a evolução do praticante no DEFENJUTSU e nas demais artes marciais e sistemas de defesa pessoal.
A faixa é um simbolo onde o ser humano moderno tem motivos e incentivos de conquista-lá para saber que esta avançando, evoluindo ou progredindo naquilo que busca, no seu objetivo.
Mas a graduação não é a coisa mais importante, pois nenhuma faixa seja qual for a cor vai salvar o praticante caso precise se defender, antes de querer uma graduação o praticante deve ter em mente que precisa primeiro aprender as técnicas e estar apto para poder ser graduado.
Não adianta ter uma graduação avançada e não estar apto para ela, e para estar apto para obter as graduações o praticante deve treinar muito e sempre buscar melhorar seu rendimento. Acima de tudo deve-se respeitar o tempo determinado de cada graduação e uma avaliação séria do mestre responsável para saber se o praticante esta apto e merecedor da graduação.
No DEFENJUTSU o praticante é avaliado por sua habilidade nas técnicas tanto pratica e teórica, seu tempo na determinada graduação, e o mais importante sua participação nos treinos ou seja o praticante tem a obrigação de comparecer aos treinos. Como vamos avaliar um aluno se este não aparece nos dias de treino. Dedicação, treinar com vontade são os ingredientes principais para o praticante conseguir obter sua graduação com sucesso e dignidade.

No DEFENJUTSU seguimos a seguinte ordem: 

BRANCA  - Nesta fase inicial do aprendizado, é importante aprender os movimentos e prestar a atenção em seus detalhes. É fundamental para o entendimento de como funciona a
arte. O praticante terá os primeiros contatos com as  técnicas do sistema. Os movimentos devem  ser  praticados várias vezesem movimentos lentos e aumentando a velocidade na medida em que o praticante entender a técnica.

AMARELA - Já nesta fase o praticante deve executar  os  movimentos de ataque e defesa da fase anterior com mais precisão.São aprendidas novas técnicas  mas  também são revisados os movimentos já  aprendidos. O praticante deve ter o conhecimento básico de todas as técnicas da fase anterior para poder prosseguir no aprendizado de novos movimentos.

LARANJA - Com os movimentos das fases anteriores já aprimorados chegou o momento de obter  os  primeiros  trabalhos  de combate  corpo a  corpo  (sparring)  tanto  na luta em pé como no chão.
É também nesta fase que o  praticante aprende inúmeras técnicas de defesa pessoal mais elaboradas.
Movimentos devem ser executados com muita rapidez.     

VERDE - Chegamos nesta fase onde o  praticante já  aprendeu  todos os movimentos  básicos como  por  exemplo:  socos, chutes, cotoveladas, joelhadas, quedas, torções de pulso, chaves de braço e perna e outras.Agora nesta fase o praticante aprende técnicas de defesa pessoal  também para
atuar de forma  mais  profissional  (trabalhar na  área  de segurança vip, policial ou militar).

AZUL - O treinamento avança nesta fase com movimentos e técnicas ainda mais objetivas e  profissionais. O  praticante aprende com objetividade golpes em pontos vitais  e  de pressão do  corpo humano,  técnicas contra  ameaças  de armas de fogo, contra ameaças e ataque de faca e bastão.Além de aprender  a usar armas e objetos pessoais à seu favor na defesa de sua vida.

MARROM - Esta é a última  fase antes da  graduação de  faixa  preta. Nesta fase o praticante aprende técnicas especiais como: defesa de terceiros, técnicas anti-terrorismo, técnicas  de defesa pessoal militar. Técnicas contra vários agressores e também começa a ter as instruções básicas de combate
de armas contra armas e o manuseio das mesmas. O combate corpo a corpo também é praticado. 
 

Comentários